sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Primeira Guerra Mundial (1914/1918)

ANTECEDENTES:
O Imperialismo foi um antecedente que justificou à Primeira Guerra, pois a concorrência econômica dos países europeus envolvia também a disputa por colônias na África e na Ásia, gerando divergências e rivalidades entre os principais países do continente Europeu (exemplo: Alemanha, Itália, Inglaterra e França).
Ao longo do século XIX, consolidou-se na Europa a ideia de que os povos que possuíam a mesma língua, mesmos costumes e as mesmas tradições formavam uma nação, e que toda a nação tinha o direito de viver de maneira autônoma em um Estado independente. Essa concepção recebeu o nome de nacionalismo. O ultranacionalismo presente na época separava diversos países europeus e criava um clima de tensão e hostilidade. Esta tensão se acentuou com a corrida armamentista, ou seja, a disputa pela fabricação de armas potentes.
A França e Alemanha tinham outras rivalidades. A França tinha perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco-Prussiana. O que acabou despertando o revanchismo francês.
Devido a este clima de tensão e grandes rivalidades no continente europeu, criaram-se políticas de alianças entre os diferentes países deste continente.
A Inglaterra, senhora dominante dos mares, da indústria e do comércio europeu da época, passou a ter problemas com a Alemanha devido a sua rápida industrialização, principalmente devido à dominação da região Alsácia-Lorena (rica em carvão mineral). Os alemães competiam diretamente com os ingleses, tornando-se um concorrente preocupante para os ingleses.
O Império Autro-Húngaro, devido a enorme quantidade de povos distintos em seu território sofria com o problema das nacionalidades, principalmente dos sérvios, que pretendiam se separar do Império Austro-Húngaro e juntos construírem a Grande Sérvia.
A Rússia, por sua vez, defendia o pan-eslavismo, um desejo de unir todos os povos eslavos da Europa com o Império Russo para que assim pudesse ter acesso ao Mar Mediterrâneo.

Europa: divisão política em 1914 e a Primeira Guerra Mundial

POLÍTICA DE ALIANÇAS E PAZ ARMADA
A hostilidade entre as nações, disputas hegemônicas e políticas acentuadas pelo militarismo e nacionalismo, acabou dando origem a dois grandes blocos de países: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.
A Alemanha se uniu ao Império Austro-Húngaro e a Itália formando, em 1879, a Tríplice Aliança. Já em 1907, A Rússia, França e Inglaterra formaram a Tríplice Entente.
A ausência de conflitos no final do século XIX até 1914 gerou um período chamado de Paz Armada. Momento em que não houve conflitos, porém os países aliados criaram políticas de mobilização e incentivo à população civil a se alistar no exército através de propagandas patriotas e nacionalistas; gerando uma preparação interna para qualquer guerra que poderia emergir, onde as nações armaram-se e aceleraram seu desenvolvimento bélico.



  
 Cartazes nacionalistas acima incentivam o alistamento militar durante a Primeira Guerra Mundial. Tradução (da direita para esquerda): “Mulheres da Grã-Bretanha dizem – VÁ!” “Seu país precisa de VOCÊ”.

É GUERRA!
Perante todas as ambições dos países europeus, ocorreu um assassinato ao arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Áustro-Húngaro, e da sua esposa, na cidade de Saravejo (1914), realizado por um nacionalista sérvio. Sua morte pode ser considerada a causa imediata da guerra.
A Rússia se posicionou a favor dos sérvios e a Alemanha logo declarou guerra ao Império Russo e a França, e posteriormente, Itália e Inglaterra também entraram na guerra.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MORTE
A Primeira Guerra Mundial estimulou o desenvolvimento de máquinas com alto poder letal. Algumas armas, como as metralhadoras e granadas, já existiam desde o século XIX, mas foram aperfeiçoadas nesse grande conflito. Outros armamentos, como os tanques de guerra, foram utilizados pela primeira vez. Foi um período de muito desenvolvimento bélico, contando com armas terrestres (supracitadas), armas navais (submarinos e couraçados) e aéreas (aviões de guerra).

DURANTE A GUERRA:
O início da guerra em 1914 foi caracterizado pela movimentação de grandes exércitos. As vitórias e derrotas de ambos os lados demonstraram o equilíbrio de forças.
Já entre 1915 e 1916, o equilíbrio de forças resultou em uma guerra de trincheiras, transformando a primeira guerra mundial em um conflito lento. Em 23 de maio de 1915, a Itália rompeu com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da França e da Inglaterra, já que os italianos não tinham condições e nem interesse em acompanhar a atitude ofensiva da Alemanha.
Enfim, de 1917 a 1918, ocorreram dois acontecimentos importantes: a Rússia saiu da guerra devido a uma crise econômica interna e uma enorme revolução no país, que instalou um regime socialista, a chamada Revolução Russa e o fato da entrada dos Estados Unidos na guerra, apoiando a Tríplice Entente, mudando todas as direções. A Alemanha que se encontrava em vantagem e Inglaterra e França em posições deploráveis mudaram seus rumos com a entrada dos EUA, que passou a fornecer ajuda militar, alimentos e remédios, reerguendo a Tríplice Entente. Já a Alemanha entrou em uma fase de sucessivas derrotas até culminar no fim da guerra.
Em 1918, derrotadas, a Áustria-Hungria e a Alemanha foram obrigadas a assinar o armistício, ou seja, o acordo pelo fim definitivo da guerra.

CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA:
A guerra gerou, aproximadamente, 10 milhões de mortos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias e disseminou a Gripe Espanhola pelo mundo inteiro.
Além disso, os combates introduziram novas tecnologias militares, como armas de gás, tanques e aviões.
Os Estados Unidos se beneficiou com a guerra. O país lucrou com os juros dos empréstimos de ajuda aos países devastados. Assim, se tornou uma grande potência mundial.
As mulheres começaram a conquistar maior parcela no mercado de trabalho. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, elas trabalhavam nas indústrias bélicas e outros setores.
Temendo um novo conflito, as nações vencedoras obrigaram as nações derrotadas a assinar uma série de tratados. O mais conhecido foi o Tratado de Versalhes.

TRATADO DE PAZ:

Os 14 pontos de Wilson (presidente dos Estados Unidos, na época) para a paz:

1) "Acordos públicos, negociados publicamente", ou seja a abolição da diplomacia secreta;
2) Liberdade dos mares;
3) Eliminação das barreiras econômicas entre as nações;
4) Limitação dos armamentos nacionais "ao nível mínimo compatível com a segurança";
5) Ajuste imparcial das pretensões coloniais, tendo em vista os interesses dos povos atingidos por elas;
6) Evacuação da Rússia;
7) Restauração da independência da Bélgica;
8) Restituição da Alsácia-Lorena à França;
9) Reajustamento das fronteiras italianas, "seguindo linhas divisórias de nacionalidade claramente reconhecíveis";
10) Desenvolvimento autônomo dos povos da Áutria-Hungria;
11) Restauração da Romênia, da Sérvia e do Montenegro, com acesso ao mar para Sérvia;
12) Desenvolvimento autônomo dos povos da Turquia, sendo os estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo "abertos permanentemente";
13) Uma Polônia independente, "habitada por populações indiscutivelmente polonesas" e com acesso para o mar; e
14) Uma Liga das Nações, órgão internacional que evitaria novos conflitos atuando como árbitro nas contendas entre os países.


O Tratado de Versalhes foi um conjunto de medidas impostas pelas nações vencedoras à Alemanha, em especial. Por este tratado, a Alemanha foi responsabilizada pela guerra e obrigada a aceitar uma série de punições. Ela teve que ceder parte de seu território e colônias a países como França, Inglaterra e Bélgica, devolver a Álsácia-Lorena à França e as minas de carvão da bacia de Sarre, indenizar os países vitoriosos, reduzir seu exército a 100 mil homens, e ainda foram proibidos de produzir canhões, aviões e artilharia antiaérea. Os submarinos e navios mercantes de guerra também foram entregues à Inglaterra, França e Bélgica.
Este tratado pós Primeira Guerra deixou a Alemanha arrasada em muitos meios (econômicos, bélicos, etc.) mas, principalmente, humilhada. O que fez com que florescesse o sentimento de revanchismo nos Alemães, fazendo com que os mesmos se fechassem, e se reestruturassem seguindo a filosofia nazista, culminando na Segunda Guerra Mundial.

Texto escrito por Angélica Tinoco.

APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS: TELE AULA:






APROFUNDANDO OS ESTUDOS: QUESTÕES DE VESTIBULAR

1. (G1) Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial porque:

a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.
b) liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências européias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.
d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.
e) se manteve afastado do conflito direto com as potências européias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.

2. (Unirio) Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):

a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.

QUIZ ON LINE:
Acesse este site para encontrar o quiz sobre Primeira Guerra Mundial e teste seus conhecimentos. No próprio site você encontrará gabarito.

GABARITO:
1) C
2) A

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Livro “História – Ser Protagonista” Volume Único, Ensino Médio, Editora SM.
Caderno de história da aluna Angélica Tinoco
Power Point elaborado pela professora Clarissa F. do Rêgo Barros.
Sites de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário